sábado, 7 de novembro de 2009

Geral na netesfera - Miudezas II

NOTA TRISTE PARA O CINEMA NACIONAL

Logo que ligo o meu PC no início da manhã desse sábado (07/11) e entro na internet o portal G1 estampa que morreu o ator e cineasta Anselmo Duarte. Triste coincidência, mas na quinta-feira (05) foi comemorado o Dia do Cinema Brasileiro, e hoje se comemora o Dia do Cinema. Anselmo é responsável por um dos mais belos filmes do cinema nacional, "O Pagador de Promessas" (1962), baseado no texto de Dias Gomes. Até hoje o único diretor brasileiro a trazer Palma de Ouro em Cannes. A morte de Anselmo foi anunciada por um boletim da assessoria de imprensa do Hospital das Clínicas em São Paulo. Consta que o cineasta estava internado no hospital após ter sofrido um acidente vascular.

MATÉRIA NA TV RONDÔNIA

Na sexta-feira (06) gravei entrevista, junto com o meu amigo Humberto, para a TV Rondônia (Rede Globo) para falar sobre cinema. A matéria foi feita pelo Marcelo Winter e foi gravada no Cine Araújo, no Porto Velho Shopping. Bacana o espaço dado pelo Shopping e a recepção muito calorosa e atenciosa da assessora de comunicação, a Cristina. Eu adoro essas entrevistas, pois não tem roteiro e é tudo feito na hora mesmo. O repórter conversa comigo, anota alguns dados e vai criando uma escaleta. Tomada comprando ingressos, tomada entrando na sala de cinema, tomada assistindo o filme - força de expressão - (no caso "This is it- Michael Jackson"), depois conversa mais um pouco e elabora as perguntas. Na seca, liga a câmera e começa. Como eu já disse para pessoas queridas, falar de paixão é algo que corta minha timidez. Então, não foi difícil. Depois de gravar a matéria, eu e o meu amigo Humberto ficamos conversando rapidamente com a Cristina e ficamos falando de... Adivinha... Cinema, oras! A matéria vai ao ar no horário de meio-dia no programa "Amazônia TV" e estará integrando outra matéria com o cineclube CineOca, que prestará homenagem ao Dia do Cinema. Muito boa a iniciativa.

DICA DO JORNALISTA MAURÍCIO MUNIZ

O Maurício Muniz é um jornalista paulista que trabalha diretamente com cultura pop, quadrinhos, séries de TV, cinema, literatura e afins, eu sigo ele no Twetter e trocamos figurinhas vez ou outra - descobrimos que somos fãs de Carl Kolchak - o jornalista do sobrenatural, da série dos anos 70, "Demônios da Noite" -. Ele recheia os posts dele de dicas bacanas de quadrinhos e impressões de séries e filmes - por exemplo, ele detestou "2012", o filme apocalipse do ano. Eu comentei com ele que vindo do diretor Roland Emerich, não era de se esperar muita coisa não (mesmo diretor de Independence Day e Godzilla). Mas o barato é que já há algum tempo ele vem indicando o álbum "Fracasso de Público: Heróis Mascarados e Amigos Encrencados" (Box Office Poison, no original), de Alex Robinson, que pelo briefing que li no site Universo HQ, me parece ótimo. Ele pediu para RT (retwitar) o post do Universo HQ em que cita matéria sobre a obra no Twetter. Claro, fiz o que mestre mandou. Maurício agradeceu e se desculpou por abusar. Eu falei pra ele que não era abuso e que era fã dele desde os tempo da revista Wizard, quando era publicada pela Editora Globo, em meados da década de 90. Ele ficou sem graça. Ele escreve muito.


Nenhum comentário: